5 Razões para ter boas fotos e um bom perfil on-line.

O nosso retrato é um reflexo de quem somos e deveria servir para transmitir as pistas certas sobre a nossa personalidade.

Mas podemos já perguntar porque isso é importante. E essa é uma excelente questão?

Vivemos num mundo conectado em que a tecnologia tornou possível termos nas nossas mãos e ao nosso alcance um canal direto de visualização sobre as vidas das pessoas, as nossas marcas preferidas e aquilo que gostamos. Os nossos interesses, as nossas experiências e quem somos estão ligados para sempre através daquilo que postamos e consumimos nas redes sociais. Nós sabemos isso, as marcas sabem-no também e as redes sociais fazem disso o seu negócio.

Aquilo que partilhamos na internet gera uma imagem de quem somos e o que fazemos e transmite pistas fundamentais e concretas a todos aqueles que chegam aos nossos perfis.

As imagens que utilizamos para nos retratar, por exemplo aquelas que colocamos nos nossos perfis, são o verdadeiro cartão de visita cuja entrega se faz on-line, todos os dias a todos os momentos e a toda a gente.

Não é descabido (antes pelo contrário) vermos algumas pessoas darem tanta importância ao seu perfil nas redes sociais. Uns porque percebem o nível de exposição a que estão sujeitos, outros porque compreendem a relevância da aparência e preocupam-se com ela.

5 Razões para ter boas fotos e um bom perfil on-line.

  1. Uma coisa que elimina boa parte das hipótese de busca é a ausência de uma foto de perfil. Não interessa se a foto é boa ou má. A sua ausência coloca a questão definitiva sobre quem é esta pessoa (ou marca, ou profissional, etc.). Provavelmente não arriscamos.

  2. As contas privadas são quase de imediato descartadas. Não há grande hipótese para aqueles que não “deixam os consumidores espreitarem” quem são ou que estão a oferecer.

  3. A maior parte das nossas buscas são aquilo que chamo de “hero searches”. Personal Trainer, Amadora, ou Professores de Yoga, Odivelas, são o ponto de partida para a solução de um problema concreto - fazer exercício, ter uma vida mais equilibrada, etc. - Nestes casos, grande parte da decisão que elimina outras hipóteses de busca é a qualidade e o profissionalismo das fotos que podem ser visualizadas nas redes sociais desses profissionais. Não ter fotos ou estas serem de má qualidade, acaba por deixar para trás profissionais que nunca serão escolhidos independentemente das suas qualidades, serviços e profissionalismo.

  4. Entre dois profissionais aquele que tiver melhores fotos de si, dos seus serviços e daquilo que faz, principalmente se estas traduzirem confiança, profissionalismo, seriedade e autenticidade terá significativamente mais hipóteses de ser consultado. Uma boa foto de perfil de Linkdin ajuda em algumas decisões.

  5. As redes sociais detectam a nossa navegação e escolhas enquanto navegamos. Os conteúdos com mais visualizações e os perfis com mais interações são considerados como relevantes por essas redes. Assim, quanto mais relevante mais relevante fica e quanto menos mais esquecido fica.

Espero ter conseguido pelo menos acrescentar a curiosidade para este tema e ter trazido alguma luz sobre a importância de ter boas fotos de perfil e nos feeds das redes sociais, especialmente se estamos a tentar fazer crescer a nossa presença on-line e os nossos negócios.

Anterior
Anterior

Porquê oferecer Sessões Fotográficas de Natal